Guia do ED

Fonte: Guia do Empreendedorismo Digital
Por Pedro Quintanilha - Mentalidade Empreendedora


Como é que se ganha dinheiro na Internet? (pág.19)
Para ganhar dinheiro na internet existem atualmente múltiplos métodos e estratégias disponíveis, desde a criação de sites e blogs, portais de anúncios e classificados, vídeos, venda de infoprodutos, infoserviços, ebooks, e muitos outros. A forma de rentabilização na internet se divide basicamente em dois grandes grupos: formas de rentabilização direta e indireta.

Rentabilização Direta(pág.20)
As formas de rentabilização direta são aquelas que estão diretamente associados ao seu trabalho, ou seja, supondo que você tenha um blog, se você escrever todos os dias, os seus rendimentos se tornarão dependentes da sua escrita, o que significa que quanto mais escrever, mais ganha.
Essas formas de rentabilização direta são as mais comuns encontradas na internet, pois são aqueles que dependem única e exclusivamente do trabalho que você desenvolve com os seus projetos, independentemente de quais sejam, e em que áreas eles se encontram.

Publicidade Contextual(pág.22)
A publicidade contextual está normalmente associada a programas de rentabilização como o Google Adsense que apresentam anúncios aos usuários conforme o tipo de conteúdos que o empreendedor desenvolve, ou seja, se você escrever um artigo sobre “dietas”, os anúncios apresentados estarão relacionados com essa temática.
No entanto, se você escrever um conteúdo relacionado com “psicologia”, os anúncios que serão exibidos estarão relacionas com essa área de negócio.

Venda de Publicidade(pág.23)
Muitos empreendedores digitais no Brasil utilizam o método de venda de publicidade que consiste normalmente em alugar um determinado espaço, durante um período de 30 dias, para que uma empresa possa anunciar o seu produto/serviço.
Normalmente, a venda de publicidade consiste em banners publicitários (anúncios gráficos), mas pode variar também em venda de artigos patrocinados (reviews), envio de newsletter, entre outros.
Algumas grandes empresas geralmente não cobram por um período de 30 dias, mas sim por CPM (Custo por Mil impressões), ou seja, existe um valor fixado para que o banner publicitário do anunciante seja apresentado 1000 vezes, sendo que o cliente decida quantas impressões deseja adquirir.

Programas Afiliados(pág.25)
Este é provavelmente um dos métodos de rentabilização mais populares do mercado.
Um programa de afiliados consiste em o empreendedor digital colocar uma determinada publicidade no seu blog, a qual poderá gerar clientes ou vendas para uma determinada empresa, sendo que o empreendedor digital recebe uma comissão por cada uma dessas vendas.
Supondo que a Loja A tem um programa de afiliados para a venda de um produto, o empreendedor digital coloca os anúncios gráficos no sue blog, e por cada cliente que adquirir esse produto da loja A, ele recebe uma comissão fixa ou variável. Existem centenas de programas de afiliados disponíveis na internet, em praticamente todas as áreas de negócios.

Venda de Subscrições(pág.30)
A venda de subscrições se tornou um dos métodos mais atrativos na rentabilização de projetos na internet. O método consiste em cobrar uma quantia fixa mensal ao utilizador para que ele possa utilizar os conteúdos criados pelo site.
Geralmente as subscrições são apenas aplicadas aquilo a que os empreendedores chamam de conteúdos Premium, ou seja, conteúdos mais detalhados e que exigem uma subscrição mensal.

Venda de Produtos(pág.31)
A venda de produtos é um dos métodos de rentabilização mais antigos da internet sendo que nos dias de hoje poderá consistir na comercialização de livros digitais (ebooks), cursos online, consultoria online, e outros tipos de produtos que estejam associados a um determinado site/blog.

DropShiping? (pág.32)
O DropShiping é uma modalidade de negócio em que você vende alguma coisa, sem ter realmente a mercadoria em estoque.
É bem simples e funciona assim:
1-    Você anuncia um produto em uma loja virtual ou em algum site de classificados (antes mesmo de comprar o produto)
2-    Alguém vê o anúncio da internet e realiza a compra do produto
3-    Você então compra o produto que o cliente encomendou
4-    O fornecedor envia o produto direto para o endereço do seu cliente, como se você mesmo tivesse enviado.

Consultoria(pág.34)
A consultoria online é um método de rentabilização que exige que o autor/empreendedor tenha provas dadas no mercado e/ou tenha o reconhecimento exigido para conseguir comercializar os seus serviços com sucesso. Aqueles que conseguem entrar no mercado de consultoria online, normalmente, conseguem rendimentos excepcionais ensinando outras pessoas a atingir determinados objetivos e metas.

Publicação de Livros(pág.35)
Já existem alguns casos de Empreendedores Digitais brasileiros que conseguiram negócios com a publicação de livros impressos e distribuídos nas maiores livrarias do país.
Dependendo do tipo de trabalho que você desenvolve e da credibilidade que consegue junto do seu público alvo, a probabilidade de conseguir um negócio com a publicação de um livro é relativamente grande.

Palestras(pág.36)
Alguns empreendedores digitais conseguem também entrar no mercado das palestras e seminários, estabelecendo-se como verdadeiros profissionais nas suas áreas.

Venda de Textos(pág.37)
Outro método interessante de rentabilização indireta poderá passar pela comercialização de textos, ou seja, vender conteúdo para revistas, sites, blogs, ou mesmo jornais. Dependendo da área de negócio, é perfeitamente possível conseguir contatos de empresas ou particulares interessados na criação de conteúdo exclusivo, o qual geralmente é pago por palavra.

Conhecendo alguns Programas de Rentabilização(pág.39)
São muitos os programas de rentabilização disponíveis no mercado, sendo que a grande maioria deles varia de acordo com o nicho e área em que se insere, ou seja, um programa de rentabilização de toques e wallpapers para celular tem como nicho de mercado os utilizadores de conteúdo mobile.
Ainda assim, exige imensa oferta de programas de rentabilização no Brasil, os quais têm vindo a expandir a uma velocidade relativamente elevada com o intuito de explorarem a massificação da internet no país. Escolhemos aqueles que são os amis populares nesta área.

Rentabilização Via YouTube(pág.41)
O YouTube é hoje o segundo maior buscador do mundo, e o terceiro site mais acessado em todo o mundo, só perdendo para o Facebook e o Google.Os vloggers são as maiores referencias nacionais de pessoas que conseguiram se sustentar com conteúdo no Youtube.

Netaffliliation(pág.43)
A Netaffiliation é uma das maiores plataformas de afiliados, oferecendo mais de uma centena de campanhas diferentes para a rentabilização de sites e blogs na internet.
Basicamente a empresa reúne uma série de campanhas terceirizadas de grandes empresas como a Fnac, Vofadone, Optimus e muitas outras em áreas como os seguros de automóveis, toques de celulares, cursos de formação, emprego, apostas online, entre outros.

Hotmart(pág.48)
O Hotmart é hoje a maior plataforma de compra e venda de produtos digitais do Brasil. Essa plataforma foi comprada pelo grupo Buscapé, um dos maiores grupos de empresas digitais do mundo.
No Hotmart você pode cadastrar seu próprio produto e vende-lo ou escolher produtos de outros e ganhar comissões através de suas vendas.

Conclusão(pág.54)
Existem muitas possibilidades de se iniciar um negócio digital, conseguir obter uma renda extra e até a tão sonhada liberdade financeira. Porém esse é um processo que exige investimento, de tempo e de dinheiro. [...]
Inicialmente os resultados vão parecer pequenos e o esforço muito grande, porém com o passar do tempo você começará a perceber o esforço cada vez menor e os resultados cada dia maiores. Isso vai te dar gás para continuar; como em uma curva exponencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário